terça-feira, 13 de setembro de 2016

Reflexão tranquila, suave e elevada IV

Conclusão dos posts anteriores
Um fruto de categoria da Civilização Cristã
Dona Lucilia no início da década de 1930
Ela nutria pela mãe um alto conceito; considerava-a uma senhora virtuosa e, ademais, pelos hábitos e por uma porção de outras circunstâncias, via em Dona Gabriela uma espécie de fruto de categoria da Civilização Cristã. Assim Dona Lucilia refletia sobre a morte da mãe e o desaparecimento deste ente de categoria, que ela tinha admirado tanto.
Procurei distraí-la um pouco, sentei-me ao lado dela e peguei um de seus braços, para ver se desviava sua atenção, levando-a a pensar em outra coisa que aligeirasse o peso da reflexão. Mamãe notou bem minha presença, estava com os olhos bem abertos, e percebi que seu corpo estava com temperatura normal. Entretanto, ela não respondeu, não reagiu em nada, não se deixou desviar.
Vi que ela recebeu bem o que eu estava fazendo, mas como quem diz: “Meu filho, no momento minha atenção é para outra coisa”; e continuou refletindo tranquila. Passadas algumas horas, voltei lá, e aos poucos essa impressão ia se atenuando. Depois ela estava de pé e acompanhando aquelas questões de funerais, cumprindo seu dever de filha da falecida e que morava na casa.
Quando encontrei Dona Lucilia em seu quarto, não notei que ela estivesse naquele momento rezando pela alma de sua mãe. Terço nas mãos possivelmente não tinha, pois eu teria percebido. Isso é uma coisa inteiramente cabível, certamente ela rezou, mas não tenho sinal disso. De uma coisa estou certo: ela estava considerando o ocorrido com muita seriedade, muita elevação, numa perspectiva religiosa.

 Plinio Corrêa de Oliveira – Extraído de conferência de 9/8/1981

Nenhum comentário:

Postar um comentário