sábado, 17 de setembro de 2016

Contemplação do todo de Nosso Senhor

Algumas imagens do Sagrado Coração de Jesus exprimem a bondade, a atitude grave, tranquila, serena, as decisões irrevogáveis do Homem-Deus; em suma, mostram a totalidade de suas perfeições. E era justamente a consideração desse todo que enlevava e modelava a alma de Dona Lucilia, fazendo-a fiel aos princípios por ela amados. Vejamos a descrição de seu filho, Plinio Corrêa de Oliveira.
Lembro-me de como o afeto de Dona Lucilia se manifestava em relação a mim, desde minha mais tenra infância. Eu não tinha ainda idade para perceber como era a relação dela com os outros, inclusive com minha irmã — essa noção viria depois —, porém, em relação a mim esse afeto se realizava sob a forma que passarei a descrever.
Seriedade e bondade
Esse afeto era uma espécie de globalidade e uma seriedade completa que estava no fundo da sua alma. Eu notava que ela entendia perfeitamente qual é o afeto que uma mãe deve ter a seu filho, até onde isso podia ir, que sacrifícios traz e, mais profundamente, o que é ser mãe.
Por outro lado, isso não ficava em tese, mas repousava em mim como filho dela. Quer dizer, ela não queria bem a uma abstração, a uma doutrina, mas àquele filho dela, em cuja pessoa ela procurava encontrar traços e aspectos que prenunciassem o filho o qual ela gostaria que fosse, quando se tornasse homem feito.
Daí, um querer bem a jorros, como se fosse um facho de luz muito poderoso assestado sobre mim, envolvendo-me, satisfazendo-me e tranquilizando-me por inteiro, acompanhado de um afeto tal que despertava em mim a potencialidade para ter um amor correspondente a esse. De onde o nascimento em mim de um afeto correlato, tanto quanto uma criança possa ter.
Na medida em que fui amadurecendo — não sei bem em que idade, mas na minha primeira infância —, eu percebia bem que essa globalidade, essa totalidade não era apenas o afeto, mas todo um modo de ver a vida, as coisas, as pessoas, de modo muito sério, embora com muita bondade.

Essa seriedade, absoluta, por assim dizer, era o traço donde emanavam as outras qualidades morais dela. Era uma espécie de alto-falante ou de lente de aumento posta em todas as suas qualidades morais. Se ela não tivesse essa tão profunda seriedade, as outras qualidades nela existentes não teriam o valor que de fato possuíam.
Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário