domingo, 4 de setembro de 2016

Reflexão tranquila, suave e elevada II

Continuação do post anterior.
Lumen fidei
Nessa fisionomia transparece o que há de ligeira e discretamente enevoado na reflexão, porque o homem quando reflete não tem a expressão de quem exclama: “Heureca! Eu descobri!” Ele está procurando e, por isso, tem o semblante da indagação.
Mas há duas formas de inquirição: uma a de quem tem Fé e outra a de quem não a possui. A indagação de quem não tem Fé parte da incerteza e procura a certeza. A pessoa que possui Fé não tem insegurança e, quando indaga, está certa de que encontrará a verdade.
Então, em Dona Lucilia havia a reflexão, a meditação aplicada, mas tranquila e suave, objetiva, porém elevada, sem ser terra a terra. Havia no fundo de seu olhar e de toda a sua pessoa o lumen da Fé, uma certeza: “No fundo, eu confio, tudo se arranja, dará certo, esperemos! Sei que há um corredor longo e obscuro para atravessar, mas a luz de onde eu venho e a luz para onde vou, o lumen fidei, me acompanha nessa trajetória; caminharei serena!”
Isso se notava em mil situações, de mil maneiras. Praticamente, é o que eu sentia no convívio com ela, e era um dos deleites para mim. Eu vinha da batalha, da luta, e encontrava sempre aquela mesma posição, aquela acolhida deleitável. E no 1º andar2 parece-me encontrar ainda a mesma coisa, julgo sentir um imponderável.
Já tive oportunidade de dizer que, para mim, o 1º andar não é minha casa. Juridicamente é minha residência; mas moralmente é a casa dela. Se pudesse, eu mandava atender ao telefone dizendo: “Casa de Dona Lucilia Corrêa de Oliveira.” Esse imponderável eu julgo encontrar em todas as salas da residência.
Ela era uma dona de casa, não uma pessoa de grandes lances, grandes ditos, nada disso. A ação de sua presença valia muito mais do que as coisas que ela dizia ou escrevia. Nas cartas dela há uma ação de presença que vale mais do que o sentido literal das palavras. Dir-se-ia, ao menos para meus ouvidos de filho, que aquelas cartas têm uma espécie de acompanhamento subsônico, musical; é quase seu timbre de voz, sua amenidade, dizendo as coisas correntes, no convívio diário.

Não era uma pessoa, por exemplo, de exprimir um pensamento para alguém tomar nota. Ela era tão despretensiosa que nem passava pela sua mente ser focalizada dessa maneira.
Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário