segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Reflexão tranquila, suave e elevada

Ao logo dos tempos, a Revolução vai modificando não só as instituições, mas os modos de ser do homem e até sua fisionomia. Plinio Corrêa de Oliveira comenta que Dona Lucilia nunca se deixou influenciar pela Revolução, mas sempre manteve inalterável seu semblante, o qual indicava a elevação de suas cogitações.
Sempre notei em mamãe uma característica — até certo ponto pessoal dela, e até certo ponto própria à época da qual ela provinha — que se evidenciava no contraste entre o modo de ser das pessoas antigas, e aquele considerado como ideal a partir dos anos vinte, depois da Primeira Guerra Mundial, quando a influência moderna começou a se generalizar pela América do Sul, especialmente pelo Brasil.
Duas formas de fisionomias
As pessoas antigas tinham uma concepção da vida pela qual esta não consistia numa algazarra feita para se viver alegre o tempo inteiro. A fisionomia oficial do homem não era alegre, mas sim pensativa.
Pensativa, não segundo o conceito contemporâneo. Porque hoje em dia pensar significa preocupar-se em resolver algum problema prático, que foi impossível solucionar antes e que, deixado para depois, ocupa-nos a atenção. E a fisionomia do indivíduo preocupado com o problema prático — pedregoso, árido e sem graça — não é propriamente a do homem pensativo. O pensamento, no sentido da reflexão, vai às mais altas paragens do espírito.
E, normalmente, quando uma pessoa responsável do século XIX se fazia fotografar ou pintar, ainda que não estivesse preocupada, apresentava-se com a fisionomia que possuía nas horas de reflexão.
Quando começa a influência nova, no Brasil, ocorre o contrário. A fisionomia não é de quem alcançou êxito, mas de quem está no gozo da vida que o êxito poderia dar; então uma cara alegre, necessariamente saudável e triunfante. Mas não é triunfo de batalha, mas de alguém que arrancou umas pepitas de ouro do chão e as está vendo, numa algazarra.

Eu notava muito a diferença entre essas fisionomias, que iam entrando para a moda — e até via pessoas mudarem de expressão para se ajustarem à moda —, e o semblante de mamãe, o qual ficou sempre o mesmo até sua morte. De 1920 para 1968, meio século, as transformações foram enormes. Ela, contudo, absolutamente não mudou. E a fisionomia que está no Quadrinho era a habitual dela. Aliás, é por onde o Quadrinho me toca.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário