quarta-feira, 20 de abril de 2016

Intercessão de Dona Lucilia junto a Nossa Senhora IV - conclusão

Conclusão dos posts anteriores
Suavidade e bondade
Eu sentia haver qualquer coisa no fundo, que era o ponto monárquico da alma dela, inteiramente idêntico ao ponto monárquico de minha alma, mas não sei exprimi-lo como é. Mas, ainda uma vez, entrava o comum e o não comum aí.
Não sei como se formou na minha cabeça a ideia de que toda mãe tinha com o filho, no fundo, essa mesma união. Depois, com o tempo, vi que não era de nenhum modo assim; tratava-se de uma ilusão fenomenal.
Entretanto, a união entre eu e mamãe era tão natural, tão profunda... Por exemplo, aquela cena em que eu, minúsculo, saindo de minha cama, colocada ao lado da cama de mamãe, sentando-me sobre o peito dela e abrindo seus olhos com minhas mãos, e ela me atendendo com aquela bondade...4 Vinha-me naturalmente a ideia: “Mãe é isso!”
Essa doçura de Dona Lucilia era realmente a nota constitutiva, por assim dizer, da pessoa dela, mas uma doçura modelada e ajustada segundo uma concepção muito elevada e especial a respeito da virtude, de qual é o papel dessa virtude junto aos homens, como é Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei e Modelo de tudo isso, como é Nossa Senhora, etc. E que se exprime, por exemplo, pela ideia que ela fazia do Sagrado Coração de Jesus e daquela imagem que está no seu quarto: é um misto de gravidade, de seriedade soberana — no sentido que se possa dizer de Deus — majestosa; ao mesmo tempo defluente, larga. Disso ela tinha uma noção — eu quase ousaria dizer um feeling 5 — muito precisa, que tomava sua alma por inteiro.
Esse era o ponto monárquico. Nela, a doçura era um modo de ser essencial desse ponto monárquico. No Quadrinho, por exemplo, nota-se ser uma senhora que não está nem um pouco em batalha com ninguém, mas se faz respeitar, com uma suavidade e uma bondade enormes!
Plinio Correa de Oliveira – Extraído de conferência de 30/1/1982
 1) Do francês: “O rei te toca, Deus te cure.” 2) Quadro a óleo, que muito agradou a Dr. Plinio, pintado por um de seus discípulos, com base nas últimas fotografias de Dona Lucilia. Ver Revista “Dr. Plinio” n. 119, p. 6-9. 3) Os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, Luís Martin e Zélia Guérin, foram beatificados em 31 de outubro de 2008. 4) Ver Revista “Dr. Plinio”, n. 161, p. 8-9. 5) Do inglês: percepção, sensação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário