segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Harmonia e doçura

Os gestos de Dona Lucilia, o timbre de sua voz, as palavras que dizia, o modo de se dirigir a alguém etc., exprimiam a harmonia que habitava toda a pessoa dela. Em tudo ela manifestava a doçura, não apenas de um coração afetivo, compassivo e benévolo, mas que resultava dessa mesma harmonia.
Vejamos as palavras de seu filho, Plinio Correa de Oliveira pronunciadas em conferência de 2/8/1982.
Sobre meu atual relacionamento com mamãe, há uma coisa um pouco difícil de explicar. Em meu quarto de uma das Sedes de nosso Movimento, tiveram a ideia filial e, ao mesmo tempo, magnífica, de colocar a fotografia de corpo inteiro dela, tirada em Paris. Naturalmente, não passo uma só vez pelo quarto sem olhar para a fotografia. Habitualmente, quer quando esteja entrando ou saindo, quer quando fico lá dentro, ao deitar-me, contemplo-a.
“Eu a tenho presente continuamente, com todos os pormenores”
Mas uma pessoa poderia me perguntar: “O senhor sente saudades dela? Como são essas saudades?”
É uma pergunta cheia de propósito, mas difícil de responder pelo seguinte: a minha união de alma com Dona Lucilia era tão grande que, quando eu passo diante de sua fotografia, tenho a impressão de ter estado com ela há cinco minutos.
A figura dela habita de tal maneira em minha mente — a figura moral ainda mais do que a física, embora esta seja expressão da figura moral, é claro —, que a distância, mesmo entre a vida militante e a vida gloriosa no Céu, não é grande. E eu a tenho presente continuamente, com todos os pormenores, todos os detalhes e tudo o mais. De maneira que, ainda agora, passei em frente ao quadro e tive, uma vez mais, a impressão preponderante que a fotografia me causa, e pensei:
“É curioso, mas eu tinha esta impressão quando era pequenino e a via partir para um lugar, para outro, em traje de gala. Como posso explicar que eu mantenha essa mesma impressão tão viva hoje? Bem, deve ser a memória. Mas minha memória é tão pífia... não pode ser.”
O tule que ela segura nas mãos parece ser uma corporificação da harmonia
De fato, trata-se de uma coisa diferente; é o mesmo sentimento, como se experimentasse vivamente aquela sensação de doçura, não apenas de um coração afetivo, compassivo, benévolo; é uma doçura que resultava da harmonia de tudo dentro dela.
Há por detrás disso uma coisa, por assim dizer, filosófica. Ela era muito harmônica em tudo. Os gestos, o timbre de voz, o que ela dizia, o modo de se dirigir a uma pessoa; em tudo isso havia uma harmonia que, quem não a conheceu pessoalmente, não pode fazer uma ideia de como tenha sido.
Essa impressão Dona Lucilia me dava muito profundamente, e dessa harmonia decorria a doçura. Ela colocava o interlocutor, se este quisesse, dentro dessa harmonia também; e o envolvia e o penetrava de harmonia, que desarmava os maus humores, os nervosismos e todas as outras coisas análogas, deixando a pessoa inteiramente à vontade. Eu não saberia explicar bem como, mas era assim.

A meu ver, isso se exprime naquela fotografia, no todo, é verdade, mas especialmente nos gestos dos braços e no tule que ela conduz, o qual parece uma corporificação, uma condensação daquela harmonia. Dir-se-ia que mamãe pegou-a no ar, franziu um pouco e saiu o tule… E que ela andava e vivia nesse ritmo. Isso ficou de tal maneira presente na minha recordação, que é como se tivesse estado com ela cinco minutos atrás. Isso mora em mim!
Continua no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário