terça-feira, 30 de junho de 2015

Farol de justiça e de bondade

Embora fosse bondosíssima, Dona Lucilia sabia ser intransigente, quando necessário. Porém, ao tomar uma atitude de firmeza em relação aos defeitos de alguém, ela o fazia à semelhança de um farol: iluminava sem ferir.
Mamãe exercia uma ação a mais tranquilizante, a mais sobrenaturalizante que eu tenha conhecido. Vê-la rezar para o Sagrado Coração de Jesus ou para Nossa Senhora significava para mim como se eu rezasse duas vezes.
Várias vezes notei que atos de virtude dela eram incompreendidos por certas pessoas, embora fossem verdadeiramente atos de muito valor; e que essa incompreensão gerava em relação a ela uma espécie de censura, de má vontade, que era de inspiração nitidamente revolucionária. Ela percebia isto de um modo confuso, mas algo notava e tinha para com isto um perdão sublime e muito tranquilo.
Eu não procurava acentuar o que ela via, porque é preciso que as pessoas observem o que Deus permite. Às vezes ela comentava alguma coisa e lamentava muito. Entretanto, mesmo comigo, a esse respeito ela se abria pouco, porque não gostava de falar mal de ninguém. Para comentar a respeito deste ou daquele que tinha para com ela certa incompreensão, Mamãe teria que fazer uma censura a essa pessoa, e isso era contrário ao temperamento dela.
Encontro harmonioso entre dois temperamentos
Havia um encontro sumamente afetivo e harmonioso entre o temperamento dela e o meu.
Em que sentido?
Sendo uma senhora, uma mãe de família, ela deveria representar dentro da casa, antes de tudo, o afeto, a doçura. Eu sou um homem chamado pela minha vocação para a luta, devendo representar em torno de mim a batalha. De maneira que muitas vezes, quando nós falávamos de uma pessoa ou outra, eu comentava com um calor, um vigor que está ligado ao meu modo de ser. E ela mais de uma vez intervinha e dizia:

“Não, coitadinho, ele é bonzinho, tem tal lado assim…” E encontrava algum aspecto por onde atenuar os defeitos daquela pessoa. E isso a levava a quase não falar senão com muita moderação. A moderação era uma das grandes características que Mamãe possuía. 
Continua no próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário