domingo, 22 de setembro de 2013

O que aconteceu a Dona Lucilia?

Ao iniciar-se o ano de 1943, encontrava-se o mundo envolto em turbilhões de fogo e sangue. Da Europa às mais ignotas ilhas do Pacífico, os contendores da Segunda Guerra Mundial se debatiam numa luta sem quartel, de resultado incerto. Dr Plinio estava prestes a lançar seu primeiro livro, "Em defesa da Ação Católica", que desempenharia um importante papel na Igreja do Brasil.
Em fevereiro desse ano, Dª Lucilia havia descido a Guarujá com sua filha Rosée e a família desta. Dr. Plinio esteve com sua mãe apenas de passagem, vendo-se obrigado a retornar em seguida a São Paulo, a fim de dar andamento a importantes assuntos de seu apostolado como líder católico. Do litoral, escreveu-lhe Dª Lucilia lamentando que ele estivesse ausente.
Guarujá, 24-2-943
Filho querido!
Ainda não recebi as notícias de tia Cotinha, que me havias prometido, mas imagino que, uma vez entrado no emaranhado de tuas ocupações, te esqueceste de tudo, até de... oh, não! de mim, nem “por hipótese”, estás ciente? Senti muito te ver partir, mas espero em Deus que possas voltar no próximo sábado. A estadia aqui está realmente muito agradável. Rosée tem me cumulado de agrados e cuidados, e Antônio, sempre muito amável, e mostramse ambos muito desejosos de que voltes, e eu... não penso noutra coisa! Essa conferência em Campinas, não pode ser antecipada ou adiada?
Yelita e o filhinho chegaram há dois dias, e o menino está tão contente, que disse ontem à mãe que lhe parece estar num sonho tão bom, que até tem medo de acordar! Feliz tempo, não?
Em que ficou a compra da nossa casa? Têm aparecido outros pretendentes? Como te têm tratado a Olga e a Sebastiana? Recomendei-lhes tanto para que o fizessem com todo capricho!
Já fiz dois escalda-pés com água do mar, e tenho muita fé no seu bom resultado. Já fui ontem e hoje à praia, e é pena que a chuva nos impeça de sair agora à tarde.
Com minhas bênçãos, envio-te muitas saudades, beijos e abraços. De tua mamãe muito extremosa e amiga,
Lucilia. 

Meu Plinimino
Quando você vem? Estamos ansiosos por sua volta. diga ao Padre de Campinas que você tem que visitar sua mamãe. Graças a Deus ella tem passado otimamente, come muito bem, dorme bem, passeia e toma sonados banhos de pé. Volte logo, meu bem. Beijos de
Rosée.
“O que terá acontecido a mamãe?”
Estando Dr. Plinio em São Paulo, recebeu de Guarujá um telefonema insólito e inexplicado, causando-lhe aflição durante toda uma madrugada. Enquanto presidente da Junta Arquidiocesana da Ação Católica, deveria voltar ao litoral para a inauguração de uma casa de retiros da JUC¹ em Itanhaém.
Na noite anterior a essa viagem, recebeu a estranha chamada. Do outro lado da linha, alguém disse estar ligando de Santos e comunicou que de Guarujá queriam lhe falar. Porém, a linha caiu logo a seguir. Pensou ele imediatamente: “O que terá acontecido a mamãe? Estará passando mal e foram ao posto telefônico de Guarujá para me avisar?”.
Dª Rosée, com quem Dª Lucilia estava, tinha por costume instalar-se no Grande Hotel de La Plage, mas naquele ano alugara uma casa particular que não possuía telefone. Portanto, para se ter mais notícias não havia outra solução a não ser esperar que chamassem de novo. Preocupadíssimo, Dr. Plinio passou o resto da noite ajoelhado junto à cama, para combater o sono e assim estar desperto caso o telefone mais uma vez tocasse. Contudo, o aparelho permaneceu mudo o tempo inteiro.
Dr. Plinio pronuncia 
uma conferência em
Santos
Por circunstâncias que não vem ao caso narrar aqui, o ato de inauguração do estabelecimento da JUC se revestia de aspectos delicados que exigiriam bastante atenção e tato da parte de Dr. Plinio. Ora, o resultado concreto daquele telefonema foi que — extenuado pela noite em claro e preocupado pelo que teria acontecido a sua mãe — encontrava-se ele em condições físicas e psicológicas bastante desfavoráveis para enfrentar com êxito as situações difíceis com as quais se defrontasse nesse dia. Mesmo assim, tomou resoluto o trem para o litoral.

O ato em Itanhaém, presidido pelo Arcebispo de São Paulo, D. José Gaspar, felizmente transcorreu como Dr. Plinio desejava. Imediatamente após seu término, dirigiu-se ele para Guarujá, onde teve a boa surpresa de encontrar Dª Lucilia inteiramente bem. Nunca se soube quem fora o responsável pelo estranho aviso daquela noite...
1 Juventude Universitária Católica, uma das ramificações da Ação Católica.
(Transcrito, com adaptações, da obra“ Dona Lucilia”, de Mons. João S. Clá Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário