quinta-feira, 25 de maio de 2017

Descrição de Dona Lucilia

Há nela uma calma, uma espécie de estar à margem do fluxo da vida, da trepidação, da torcida. Isto é, uma manifestação fora da efervescência e da torcida e uma elevação de alma para aprofundar-se. A importância que isto tem no recolhimento, condição prévia para a reflexão! A alma recolhida é aquela que, quando não está com os outros, não está só, está com seu mundo interior, pensando. Não é separar-se do convívio para pensar, mas é, neste convívio, conviver com os outros.
Uma coisa que estava muito nela, era o respeito e a confiança no superior a qualquer título. A ideia que ela fazia dos pais era algo mitificado, com um respeito e uma confiança extraordinários. Nunca notei nela sinal de tristeza porque outro tivesse mais.
Muitas vezes alegre e nunca se lamentando com sua própria situação. Era muito mais dela a comunicação de uma graça do que a obtenção de uma graça, o que equivale ao vitral com a luz. Isto nos é transmitido como existia nela e como ela via.
A pessoa quando se aproximava dela tomava toda esta doçura, que é a atmosfera da alma daquela que ama Aquele que é mais do que ela. Sabia tornar se doce, o que era venerável. A gente se aproximando dela, sua doçura fecundava e convidava. Basta ver o Quadrinho. Uma pessoa tendo uma tal intimidade, que uma mocinha de 15 anos poderia ter uma prosa com ela, se assim quisesse. Ela era dotada da capacidade de ver em tudo a imagem e semelhança de Deus.

Plinio Corrêa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário