quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A chama que se desprende de uma lamparina...

Continuação dos posts anteriores
Mamãe também contava, de vez em quando, casos a respeito do Inferno. Não tanto tirados de livros de piedade, que no tempo dela no Brasil não eram muito difundidos, mas de fatos que se narravam nas rodas familiares dela e das famílias amigas.
Por exemplo, o caso de uma fazendeira muito rica, cujo marido tinha oito fazendas, mais ou menos próximas uma das outras; o que formava um latifúndio colossal.
Esse homem, naturalmente para fiscalizar essas propriedades, tinha que ir de uma fazenda para outra com alguma frequência. E nessas viagens ele muitas vezes dormia — essas fazendas tinham casas — ora numa casa, ora numa outra e depois voltava para a residência dele.
Quando havia essas viagens, essa senhora, cujas filhas já estavam casadas, pedia para uma sobrinha solteira fazer-lhe companhia, principalmente durante a noite. O que era uma coisa compreensível na solidão do sertão daquele tempo, sem policiamento.
E certa noite ela acordou a sobrinha e lhe disse: “Minha filha, você está vendo?”
A sobrinha olhou e percebeu que de uma lamparina que estava lá, uma chama se desprendeu, deu a volta por todo o quarto e se apagou. E elas ficaram muito impressionadas com aquilo.
Qual não foi a sensação que elas tiveram quando, de manhã bem cedinho, veio um empregado de uma das fazendas dele, a cavalo, a toda a pressa, contar que o fazendeiro fora encontrado morto no cafezal! Ela contava isso com uma seriedade que fazia com que a pessoa sentisse a realidade e a gravidade da Morte, do Juízo e do risco de se cair no Inferno.

Mas Dona Lucilia também gostava muito de narrar fatos relacionados com o Céu, sobre almas que estavam glorificadas no Paraíso porque tinham sido muito boas na Terra.
Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário