quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Bondade, doçura e respeito aveludados IV ( conclusão)

Conclusão dos posts anteriores
Discernimento dos espíritos
Mamãe teve muitas decepções. E esperou até o fim da vida dela, mas sempre com paz, porque estava presente essa noção religiosa por detrás.
O que havia de característico no afeto de Dona Lucilia era algo de nativo, de superacrescentado pela graça e modelado pela vida. No trato com as pessoas, ela manifestava uma compreensão muito profunda daquele com quem ela tratava. Era um discernimento dos espíritos pelo qual ela compreendia perfeitamente o lado por onde a pessoa seria boa, e amava muito.
Depois, de outro lado, ela compreendia muito o por onde a pessoa sofria. Ainda que não parecesse uma pessoa sofredora, esse conhecimento do sofrimento dos outros era muito profundo nela, com um reservatório indefinido de disposições de alma aplicadas a cada sofrimento. E já de antemão acompanhado do perdão eventualmente necessário e ao longo de um caminho por onde não se sabe até onde ia.
Por detrás disso havia qualquer coisa de aveludado na alma dela; uma bondade e uma doçura aveludadas. Ao menos era minha impressão.
Então, uma pergunta qualquer: “Você quer água, meu filho?” Conforme a ocasião em que fosse dita, poderia trazer isso. E o timbre, a inflexão de voz, a impostação do olhar, a maneira do trato, etc., tinha isso às grosas. Acompanhado de uma coisa curiosa que é o seguinte: um respeito por todo mundo. Qualquer um que retamente quisesse olhá-la e analisá-la, se sentiria respeitado. Eu nunca a vi faltar com o respeito à criatura mais insignificante como à mais extraordinária.
Era, também, por sua vez, um respeito afetuoso, um respeito aveludado, que implicava num contentamento em que o outro tivesse tal coisa para se respeitar. A alegria de respeitar, de homenagear, ou de ter compaixão porque o outro não tinha nada, não era nada, tudo isso tinha uma espécie de “veludo” especial na alma dela que eu não encontro outra expressão para designar, e que a tornava imensamente atraente para mim. 

 Plinio Corrêa de Oliveira – Extraído de conferência de 30/4/1987

Nenhum comentário:

Postar um comentário