sábado, 22 de junho de 2013

Mais uma prova de confiança

Talvez seja difícil avaliar, para quem não tem olhos de Fé, no que consistia aquele convívio e união de alma entre mãe e filho, fruto de um ardente amor de Deus, que os levava a admirar mutuamente as virtudes sobrenaturais a eles concedidas pela Providência.
Mais uma prova de confiança
Os rendimentos pessoais de DonaLucilia eram escassos. Quanto a seu filho, só dispunha da remuneração de deputado a qual, embora bastasse para tudo, em breve cessaria, pois, promulgada a nova Constituição, seu mandato chegaria ao fim.
Mais do que nunca confiou Dona Lucilia suas necessidades e apreensões ao manso e humilde Sagrado Coração deJesus, no qual sempre encontrara alívio e conforto.
Tendo-se reaberto o Curso Anexo à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, surgiu uma vaga para a cátedra de História da Civilização. Entre os da geração de Dr. Plinio, ninguém mais apto para tal cargo do que ele.
O magistério proporcionar-lhe-ia evidentes vantagens para o apostolado, pois daquela tribuna poderia transmitir a seus alunos uma visualização da História do ponto de vista católico. Seu profundo conhecimento da matéria e seu prestígio de líder católico facilitaram-lhe a indicação.15
Tão logo Dona Lucilia tomou conhecimento da nomeação, telefonou ao filho a fim de lhe dar a boa nova. No mesmo dia Dr. Plinio escreveu:
Minha querida Mãezinha
Pode bem a Senhora imaginar a grande satis facção que me deu seu telephonema de hoje, não somente pela excellente noticia de que foi portador, como tambem pela opportunidade de temperar as saudades acumuladas já ha tantos dias.
Parece que, em fim, Nossa Senhora está permittindo que nossa vida tome um pé de relativa estabilidade. Os meus vencimentos como professor do Collegio Universitario seriam sufficientes para continuar a lhe dar um conto,16 reservando para mim quinhentos mil réis mensaes, coisa que, há já muitos annos, não estou habituado a gastar. Graças sejam dadas a Ella que, de tal maneira, se tem mostrado minha e nossa Mãe. E é exactamente no Mez de Maria, que a boa noticia apparece!
Conto passar ahi o Domingo, embarcando no mesmo dia, pois que as votações chegaram ao seu período critico. Em fim, ainda ahi parece e espero ardentemente que, no fim de uma semana no maximo, estará pronto isto. Depois, virá a discussão de redação, e o ponto final que espero com tanta anciedade.
Como vae o frio ahi? E a Senhora?
Abençoe e reze muito a Nossa Senhora pelo filho que muito a quer e lhe pede a benção.
Plinio

Estas breves linhas foram portadoras de duas alegrias: uma era o anúncio de que Dr. Plinio passaria o domingo em São Paulo; outra era a perspectiva do fim próximo dos trabalhos da Constituinte e de seu regresso definitivo, o que trazia a Dona Lucilia um júbilo maior que todos os dissabores pelos quais passava.
Transcrito, com adaptações, da obra “Dona Lucilia”, de Mons João S. Clá Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário